ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

20 de maio - Dia Mundial do Jeans

O jeans já virou item obrigatório no armário de homens e mulheres. Da moda casual à social, apareceu das mais diversas formas nas ruas e red carpet’s internacionais. Com novos olhares, o tecido conquistou o mundo e acabou se tornando referência no calendário fashion, tanto que 20 de maio ficou marcado como o Dia Mundial do Jeans.

Civil Jeans

Foi nesta data que, em 1873, Levi Strauss e Jacob Davis criaram uma alternativa de roupa de trabalho para mineradores do oeste americano, pois o que eles vestiam não durava muito. A brilhante ideia deu tão certo que a dupla patenteou a peça e ela atravessou décadas, se tornando um clássico do guarda-roupa. Tanto que, na virada do milênio, a revista Time deu ao jeans o título de melhor item da moda do século 20, à frente da minissaia e do tubinho preto.

Imortalizado a partir de 1950, graças à preferência de ícones da música e do cinema como Marlon Brando, James Deans e Elvis Presley, a peça se tornou sinônimo de liberdade de expressão e originalidade, principalmente com os movimentos sociais: hippies, roqueiros e skatistas. Já nos anos 80, veio em formas de ternos e blazers femininos, porém com modelagem mais masculina, saia reta com diversos tipos de fechamentos e aberturas. Em 1990, a cultura de música de rua e os esportes foram palco para grandes editoriais de moda, com as calça boyfriend, jardineira e o short curto.  

A partir de então, surgiram novas visões sobre o denim, que ganha formas e cores a cada estação. A marca mineira DBZ Jeans - consagrada pelo desenvolvimento da exclusiva tecnologia Elasfit®, que molda o corpo feminino e favorece a silhueta - tem o tecido como carro chefe da marca. Entre calças, camisas, saias e vestidos, a produção mensal ultrapassa 20 mil peças.

DBZ Jeans

A grife mineira Divina Pele também investiu no tecido para criar a nova coleção de inverno inspirada nos anos 70. A marca faz uma releitura do momento que as mulheres trocaram o estilo house wife e invadiram as metrópoles, por meio de peças cheias de atitude. O jeans aparece em camisas e vestidos que contracenam com uma das décadas de maior mudança comportamental.

Divina Pele

A coleção de inverno da marca Anne Fernandes traz um jeans versátil, adaptado em saias, macacões e vestidos. As tradicionais calças ganharam uma modelagem justa, valorizando a sensualidade feminina, contraposta com desfiados que dão um tom de rebeldia às produções.

Anne Fernandes

A Cajo também apostou no material para desenvolver sua coleção de inverno, criando modelos como a calça destroyed com lavagem estonada e o short com aplicação de pedraria, dando ao look um ar chique e despojado ao mesmo tempo.

Cajo Fashion

 

Mercado atento

O consumidor masculino tem quebrado paradigmas ao assumir que a aparência é muito importante na hora de relacionar, seja no ambiente profissional ou pessoal. Mais vaidosos, os homens estão preocupados com as tendências no mercado da moda e levam em consideração cada detalhe na hora de se vestir. Segundo relatório do Sistema de Inteligência do Sebrae (SIS), os homens consomem 42% de todos os artigos fashion do Brasil. No último ano, seu setor apresentou crescimento de 14%, quase o dobro do mercado feminino. Atentas a isso, as grifes passaram a produzir linhas específicas para os novos clientes.

Especializada em jeanswear, a Civil Jeans transmite o lifestyle cool e o espírito jovem em suas peças modernas. Fundada em 2004, a marca começou oferecendo looks para o púbico feminino. Com o aumento do interesse dos homens pela moda e a percepção da carência neste segmento, a grife lançou a linha masculina em 2013 que leva o espírito cosmopolita e conectado da label. O jeans, carro chefe da grife, segue se reinventando em versões onde o conforto é a palavra de ordem. Com novas tecnologias, o denim moletom aparece com destaque na linha masculina. Apesar de ter a aparência do jeans tradicional, ao vestir a sensação se assemelha com as peças feitas com o material soft.

Civil Jeans

Ideal para o inverno, as jaquetas no tradicional modelo trucker aparecem em denim escuro e resinado, além das parcas em jeans bruto. Os blazers surgem no denim leve e escuro, com trabalho de resina e aspecto de couro nas barras.

Fonte: Benedita Comunicação - Assessoria de Imprensa | Fotos: Weber Pádua e Marcio Rodrigues

Fotos

Voltar