ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Alfaiataria ganha força no jeans

Especialista da Vicunha Têxtil explica o novo papel do jeans como item símbolo de sofisticação.

O tecido mais democrático de todos os tempos vem ganhando versões cada vez mais refinadas. Novidades apresentadas nos desfiles internacionais de Prêt-à-Porter masculino, Alta Costura de Paris e Verão 16 confirmam a tendência do jeans como elemento chave em looks sofisticados de alfaiataria. Grifes como Givenchy, Calvin Klein, Emilio Pucci, Temperley, Michael Bastian, Balmain e Valentino apostaram nessa nova abordagem para o denim. Já é de conhecimento geral que a moda busca inspirações em décadas passadas, apresentando releituras de tendências que fizeram sucesso e agora se tornam queridinhas novamente. Nesta temporada, fica clara a influência do design dos anos 60 e 70. A combinação denim e alfaiataria contribui com a reinterpretação de shapes clássicos como pantalonas, saias longas e casacos estruturados.

Tendência jeans - Vicunha têxtil

Para a especialista em tendências e cool-hunter da Vicunha Têxtil, Lorena Botti, o jeans confere um ar contemporâneo a looks de inspiração vintage, unindo sua característica jovem a formatos clássicos. “A junção da alfaiataria com o denim já é, por si só, uma combinação bastante moderna, pois com ela temos a possibilidade de dar um ponto de vista contemporâneo a shapes consagrados. É como uma quebra da atitude formal e tradicional da alfaiataria”, explica Lorena.

Alfaiataria na peça jeans

A invasão do jeans nas semanas internacionais de moda reforça as tendências apontadas pela Vicunha para as próximas estações. Nelas, o denim couture aparece em uma estética limpa e minimalista, feita a partir de artigos nobres e sofisticados. Esta trend ganha também adaptações como o estilo neo-vintage, revelado em detalhes sutis e divertidos como aplicações, mistura de tecidos e contraste de materiais e tonalidades.

Jeans na alfaiataria

Predominam, nas criações, tecidos rígidos que trazem uma estética extremamente sofisticada graças às suas superfícies brilhantes e texturizadas, e tonalidades diferenciadas de azuis, que vão do aberto e retrô royal ao mais intenso e profundo ink. O jeans aparece muitas vezes em sua forma original - o chamado raw denim, priorizando a elegância da peça. 

“Produções em denim que prezam pelo bom corte e caimento são enriquecidas através de detalhes inspirados na alfaiataria, como vincos, pregas, pêncils e bolsos e utilizam costuras aparentes e aviamentos decorativos. Isso mostra como a moda está cada vez mais democrática”, finaliza a especialista. Confira no site para saber mais.

Voltar