ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Audaces e UFSC firmam parceria para conectar acadêmicos ao mercado da moda

Estudantes do curso de Design utilizarão o Audaces IDEA na disciplina de Produto de Moda

UFSC - Curso de Design - Parceria com o Audaces IDEA em Florianópolis

Manter a formação na academia conectada e atualizada com a realidade de mercado é um desafio para qualquer docente. Nas profissões que são mais impactadas pela tecnologia e que têm seus processos produtivos transformados por ela de forma mais profunda, conhecer a realidade de atuação é ainda mais importante. Por isso, a professora das disciplinas de moda do curso de Design da UFSC, Fernanda Iervolino, firmou parceria com a multinacional Audaces, para que cerca de 30 universitários usufruam as vantagens do Audaces IDEA, software específico para o design da moda, desenvolvido para designers e estilistas. O objetivo é que os acadêmicos utilizem a solução para desenvolver os desenhos técnicos das coleções que estão criando neste semestre para a disciplina de Produto de Moda.

Segundo Fernanda, estreitar a distância entre o mercado de moda e a universidade é fundamental para situar o aluno no cenário provável que ele encontrará depois de formado. “Com essa iniciativa, podemos tornar as atividades acadêmicas muito mais significativas, e, quando o estudante se aproxima do significado do seu objeto de estudo, ele experimenta a aprendizagem de fato”, observa. A ferramenta foi apresentada aos estudantes por meio de palestra ministrada por Beatriz Cristina Voigt Gernhardt, da equipe de Business Development da Audaces, no dia 21 de setembro. Para apoiar a qualificação da mão de obra para o setor, Audaces tem parceria com mais de 300 instituições de ensino no Brasil e oferece, inclusive, uma licença educacional gratuita para professores e estudantes de design de moda.

Para a docente, vencer a resistência para adquirir e experimentar novas tecnologias ainda é um desafio grande no segmento da moda. As empresas de modo geral são bastante tradicionais e tendem a manter os padrões de produção de décadas passadas. "Não só as empresas, mas também algumas instituições de ensino: não há nada mais ultrapassado que ensinar um aluno a fazer desenho técnico à mão", provoca. De acordo com ela, os ganhos com o uso de soluções inovadoras no setor são bastante semelhantes aos benefícios gerados a outros setores: velocidade, precisão, melhor desempenho e economia.

Sobre a professora

Fernanda Iervolino, 32, docente na UFSC desde 2013.

É formada em Moda, mestra em Design e especialista em Gestão do Produto de Moda. Iniciou sua carreira na indústria do vestuário como modelista, em 2005. No decorrer dos anos, especializou-se em modelagem e desenho de Moda e passou a transmitir seus conhecimentos em sala de aula, tendo sido professora em cursos de nível técnico, de graduação e de pós-graduação em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Atualmente, é docente efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua nas disciplinas de Moda, dentro do curso de Design. Como parte dos projetos de extensão universitária, desenvolve consultorias para confecções e ministra palestras em eventos diversos voltados para o setor do vestuário.

Licença educacional Audaces IDEA

A licença educacional do Audaces IDEA oferece as mesmas ferramentas da versão comercial para permitir que o aluno possa se capacitar, durante a graduação, com um software já utilizado no mercado por grandes empresas do vestuário. Para apoiar na capacitação dos professores e alunos, a Audaces também oferece um Suporte Online que conta com uma base de conhecimento sobre as ferramentas do Audaces IDEA. Na plataforma é possível encontrar vídeos tutoriais, artigos de instalação e uma equipe de suporte apta para auxiliar gratuitamente os estudantes e professores.

Sobre a Audaces

Fundada em 1992, a Audaces é líder no Brasil e na América Latina no segmento de tecnologia para moda, com o apoio de 300 colaboradores. A multinacional exporta para mais de 70 países, totalizando cerca de 8,5 mil clientes. Conta com cinco unidades no Brasil e três na América Latina.

Fonte: Dialetto - Assessoria de Imprensa | Foto: Divulgação

Voltar