ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Lean Manufacturing: um sistema de melhoria contínua para toda a empresa

Vivenciando dia-a-dia a globalização e a internacionalização das empresas, onde todos os acontecimentos mundiais implicam diretos e indiretamente na administração das organizações, necessita-se trabalhar com ferramentas que auxiliem na tomada de decisão e minimizem ao máximo o risco de erro. 

competitividade faz com que empresas em diversos setores de atuação se lancem à procura de fornecedores e clientes em potencial. Cada vez mais os consumidores têm mais acesso à informação, o que lhes dá de uma enorme variedade de escolhas. Dentro desse novo cenário, as empresas precisam reduzir custos e entregar produtos no menor espaço de tempo, ou seja, a peça certa, hora certa, na quantidade certa e no lugar certo.

Lean Manufacturing - Engenharia de Produção - L6S Consultoria e Treinamento

Trabalhar em melhorias contínuas e eliminar desperdícios, significa adequar o valor enxuto ao seu produto. Desperdícios são os elementos da produção que não agregam valor ao produto, agregam somente custo e tempo, por isso, deve-se trabalhar de forma cada vez mais focada em redução de custos; caso contrário a empresa não se manterá competitiva no mercado.

Estes desperdícios são agregados diretamente no custo do produto, fazendo com que o mesmo carregue com ele valores diferentes do real, tendo assim um menor lucro e o custo do produto vendido (CPV), muito superior ao normal. "Nesse tipo de ambiente, a única maneira de aumentar o lucro é reduzindo o custo".

A produção lean representa fazer mais com menos - menos tempo, menos espaço, menos esforço humano, menos maquinaria, menos material – e, ao mesmo tempo, dar aos clientes o que eles querem. O desenvolvimento do trabalho tem como âmbito busca de novos conhecimentos, mais experiência sobre essa nova ferramenta e também a possibilidade de formação na área, pois os benefícios vindos de processos produtivos enxutos vão muito além de ganho monetário.

Para que se obtenha a busca pela excelência na entrega dos pedidos, a redução lead-time de produção e de estoques, a adequação da capacidade produtiva, o envolvimento do chão de fábrica em algumas decisões, planos de ações para eliminar totalmente os desperdícios na organização e o alcance de vantagens competitivas com uma produção eficiente e eficaz, empresas podem contar com uma ferramenta chamada Lean Manufacturing, que quando aplicada corretamente envolve toda a empresa na busca pela melhoria contínua.

Fonte: Ricardo Pereira - Consultor e Diretor da  L6S Consultoria e Treinamentos

Voltar