ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

O profissional de Modelagem que a indústria da moda está procurando

Por Adriana Papavero – Diretora Lectra América do Sul

Adriana Papavero - Lectra

Uma das etapas mais importantes no processo de desenvolvimento de produto na indústria da moda é a modelagem. É ela que estrutura e torna possível a materialização das criações estéticas e é fundamental para o sucesso ou fracasso das etapas seguintes.

A modelagem tem evoluído ao longo das décadas. E o profissional especializado, o modelista, precisa acompanhar esta evolução. Hoje os modelistas têm novas demandas. Eles devem entender da construção de moldes, mas também ter uma visão sobre como o seu trabalho influenciará todo o ciclo de produção de uma coleção. Principalmente quando a produção é feita à distância, por terceiros, como é muito comum no modelo atual da indústria. Isso gera uma enorme responsabilidade para os modelistas, que devem antecipar todos os possíveis problemas na cadeia produtiva e facilitar o processo sem perder de vista a eficiência estética e mercadológica do produto.

Para atender a estas demandas, o modelista precisa ter sólida formação técnica. A boa notícia é que hoje ele conta com um aliado muito importante, a tecnologia. Atualmente os modelistas dispõem de tecnologia específica para realizar o seu trabalho. Ela racionaliza e facilita muito os processos porque ajuda a prever e planejar as diferentes etapas de industrialização. Com a solução para modelagem Lectra Modaris Expert 3D, por exemplo, a cada alteração realizada, a modelagem inteira da peça se adapta automaticamente inclusive a grade de tamanhos, o encaixe de estampas, ou a aplicação de detalhes como bolsos.
Quem ganha é a indústria em termos de inovação, produtividade e valor agregado ao produto. No entanto, um dos desafios encontrados pelo segmento de confecção ainda é a baixa oferta de profissionais com esse conhecimento, seja da cadeia produtiva, seja da tecnologia. Como consequência, poucos profissionais conhecem os novos modelos de produção que a tecnologia possibilita, como a integração em uma única plataforma de trabalho de todos os profissionais envolvidos nas diversas etapas do processo produtivo. O que chamamos de trabalho colaborativo.

Como o nível de conhecimento necessário vem se sofisticando, ainda há uma oferta limitada dos chamados “experts” nesta área. Muitos de nossos cliente de Santa Catarina, que é um polo importante da indústria da moda no mercado brasileiro, relatam a dificuldade que têm para encontrar profissionais com certificação nas soluções Lectra. Percebemos que há uma demanda não atendida na região. Por isso, a Lectra está focada em oferecer capacitação e desenvolver esses profissionais.

Realizamos treinamentos constantes em parceria com instituições como o SENAI e em diversas cidades em todo o Brasil. Os cursos são realizados por profissionais capacitados pela Lectra e os alunos recebem a Certificação Lectra, uma comprovação de que possuem formação em nossas tecnologias. Nossos sistemas de CAD para confecção também são ensinados em inúmeras faculdades de moda. No dia 13 de junho, por exemplo, o SENAI de Blumenau inicia um curso de modelagem com a tecnologia Lectra. Uma oportunidade excepcional para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos e garantir uma vaga em importantes empresas na região.

Curso Sistema Lectra - CAD para confecção - Senai Blumenau - 13 a 19 de junho de 2015

Acreditamos que o bom profissional de modelagem é aquele que tem o conhecimento técnico aliado à sensibilidade estética e a uma visão sobre como o seu trabalho impacta o processo industrial. E estas habilidades podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que deseje se tornar um profissional da área. A Lectra tem todo o interesse e está trabalhando para formar este novo profissional.

Fonte: Art Presse - Assessoria de Imprensa | Foto: Divulgação

Voltar