ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Grifes mineiras fomentam o nicho de bordadeiras

Considerado uma arte milenar, o bordado passou por diversas transformações no seu processo de fabricação, porém não perdeu sua essência e, por meio do avanço da economia, se tornou uma ótima fonte de renda. A profissão é antiga, mas a criatividade e o esforço revelados em suas atividades são capazes de criar peças cada vez mais atuais. 

cajo-grifes-mineiras-bordado.jpg

Presente em itens de decoração e peças de vestuário, os bordados trazem sofisticação e identidade para os vestidos de festa. Com mão de obra diferenciada, as grifes mineiras são famosas pelo elaborado trabalho que demanda cuidado e muita experiência, oferecendo para seus clientes peças que são verdadeiras obras de arte. 

Com 25 anos de história, a grife mineira Arte Sacra | Coutture tem na riqueza do detalhe a assinatura do seu trabalho. Suas peças possuem uma aliança forte entre moda e artes plásticas. O primor e a delicadeza de suas produções são consequência de um trabalho artesanal de bordadeiras que participaram de toda a trajetória da grife. Com anos de relacionamento, estas mulheres entendem as premissas da marca e prezam pela qualidade de seu trabalho. “As bordadeiras que atuam no laboratório da grife iniciam o trabalho da peça piloto, porém são as bordadeiras externas que finalizam a peça. Isso é ótimo, porque elas participam desde o início e passam a ter conhecimento de todo o processo”, conta a diretora de estilo da grife, Marcela Malloy.

Quando o tema da coleção é decidido, os bordados são usados para ilustrar suas referências. Para o verão 2015, a marca buscou inspiração nas etnias de luxo para compor suas peças. Assim como as culturas presentes na coleção, os materiais dos bordados são contrastantes. Os cristais tcheco e Swarovski recebem a mesma atenção que as linhas e vidrilhos, tudo isso para dar forma aos desenhos icônicos de cada lugar. A revoada do pássaro sagrado japonês, os ricos elefantes indianos e os adereços vibrantes das africanas, dão vida às roupas. Algumas peças chegam a demorar mais de um mês para serem bordadas. Com vestidos decorados com 7.136 cristais chatons e blusas com 1.677, as peças dessa coleção reforçam o DNA da marca e revelam um ofício pouco divulgado, mas muito valorizado pela Arte Sacra. 
A grife mineira Kalandra, especializada em moda festa, percebeu a demanda do mercado e aumentou o número de bordados em suas peças, ao longo das coleções. “Minas Gerais é conhecida pelos vestidos de festa sofisticados. Clientes do Brasil inteiro nos procuram em busca de vestidos bordados, pois sabem que aqui vão encontrar peças de qualidade”, explica a diretora da grife, Ana Flávia de Castro Braga. 
arte-sacra-grifes-mineiras-bordado.jpg
 
Para a coleção verão 2015, a marca buscou inspiração no Palácio de Buckingham para criar suas peças. Os bordados são uma ode à riqueza das estruturas da residência real. O tradicional chá da tarde que acontece no castelo influenciou a linha Cocktail Dress, enquanto as festas da estação quente, realizadas nos jardins do palácio, são o ponto de partida para as opções Evening Dress. “Temos vestidos que demoraram cerca de um mês para serem bordados. Isso porque é preciso ficar atentos aos detalhes e a qualidade do trabalho”, disse Ana Flávia. 

A Cajo, presente no mercado há pouco mais de um ano, já demonstra que o bordado é uma técnica muito valorizada em suas coleções. Segundo Carol Caetano, estilista e proprietária da marca, “os bordados estão presentes desde a primeira temporada, mas a partir da segunda coleção é que a linha festa foi desenvolvida, após a grande demanda de nossos clientes por esse segmento. Desde então, intensificamos o uso dos bordados para enriquecer looks casuais e valorizar ainda mais os vestidos de festa”, explica. 
A grife, que se traduz pela ousadia, propõe um bordado artesanal chique, valendo-se de recortes de renda e reaplicações, criando peças diferenciadas. O processo de fabricação dos apliques é manual e os principais materiais utilizados são pedrarias, canutilhos, miçangas, paetês e rendas. Cada escolha é feita a partir da definição do tecido a ser usado para a peça. Sob o tema Preciosidades, no qual os metais preciosos serviram de inspiração, o Verão 2015 da Cajo vem recheado de brilho, com muita pedra, pérolas e recortes de renda em arabescos. 

A cada estação as grifes surpreendem com luxuosos bordados. Uma coisa é possível ter certeza, se depender das marcas mineiras a profissão de bordadeira nunca irá acabar. 

Créditos:
Arte Sacra e Cajo - Weber Pádua
Kalandra - Breno Mayer

Voltar