ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Economia Circular será tema do próximo Talks promovido pelo SCMC

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) realizará no dia 9 de maio, em Blumenau, a segunda edição do Talks. O tema escolhido para o encontro é: Economia Circular - um caminho para inovação em sustentabilidade. Os palestrantes fazem parte do Instituto By Brasil (IBB). O conteúdo será direcionado à gestores e profissionais das áreas de P&D, Design, Marketing, Produto, Industrial, alunos e comunidade em geral. A abordagem levará em conta os conteúdos de Inovação para a Economia Circular, os Impactos Socioambientais da Moda e Cases de Práticas Inspiradoras. Flávia Vanelli, Alexandre Gobbo Fernandes e Raquel Sabrina apresentarão insights sobre como implantar um novo modelo de negócio que coloque em destaque os pilares da economia sustentável.

O termo Economia Circular indica um modelo de desenvolvimento econômico que coloca a ênfase na sustentabilidade da utilização dos recursos naturais. É um novo modelo de desenvolvimento que se opõe ao da Economia Linear, que tem como princípio o fim de vida e o descarte dos produtos após a utilização. A Economia Circular estimula a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, transformando o fluxo linear por fluxos circulares e convertendo o que antes era considerado resíduo, em novos recursos que podem ser reintroduzidos no processo produtivo. A Economia Circular é vista atualmente como elemento essencial para quebrar a interdependência entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos naturais, tornando-os realmente sustentáveis.

Fundado em 2006 o Instituto by Brasil (IBB)é um instituto sem fins lucrativos, com abrangência nacional e internacional e que tem a missão de promover pesquisa, ensino e serviços em inovação, design e sustentabilidade. A partir de consultorias e estratégias criativas adequadas para o desenvolvimento de cada negócio, o IBB instiga empresas de todos os tamanhos a fazer a diferença no mercado.

Os palestrantes:

Alexandre Gobbo Fernandes - Consultor em Economia Circular

Alexandre tem experiência relevante no treinamento de lideranças, na condução de investigações e no desenvolvimento de estratégias de projetos de inovação.Especialista no protocolo CradletoCradle® pela MBDC - McDonoughandBraungart Design Chemistry, treinado pela EPEA GmbH, fundador do EPEA Brasil, pioneiro na aplicação e disseminação da Economia Circular e CradletoCradle desde 2011. Professional Master em Gestão da Eco-inovação pela Université de Versailles, Arquiteto Mestre em Conforto Ambiental pela UFSC.

Flávia Vanelli - Consultora em Sustentabilidade e Consultora em Moda e Produtos

Designer e especialista em Criação e Desenvolvimento de Produtos com foco em pesquisa, e atuação estratégica em Inovação, Sustentabilidade e Cadeias de Valor. Desde 2019 está a frente do Estúdio RatoRói Moda e Design (SC), empresa que atua em design, inovação e desenvolvimento de novas superfícies e produtos, bem como em todo o seu contexto de influências mapeando oportunidades, desafios e soluções que alimentem o engajamento da cadeia até o consumidor final.

Raquel Sabrina - Consultora em Sustentabilidade

Possui 15 anos de experiência em projetos de sustentabilidade e consultoria especializada em definição de estratégia de sustentabilidade e relacionamento com stakeholders. Já desenvolveu estratégias para as principais empresas-referência em sustentabilidade no Brasil - como Natura, Vale, Petrobras, Unilever, Itaú e Santander. Sua experiência inclui, ainda, engajamento de stakeholders e criação de indicadores de sustentabilidade para cidades e para a gestão de políticas públicas.

 

O SCMC

Plataforma colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

 

Empresas associadas: Altenburg, Audaces, Chantelle, Cia Hering, Círculo, Coratex, Fakini, Grupo Marlan, HI Etiquetas, Karsten, Marisol, Meias LOA, Plasvale, Tecnoblu e Villa Têxtil.

Instituições de ensino: Univali, Unisul, IFC, IFSC, Unifebe, Uniasselvi, UFSC, Univille, Udesc, Furb, Unoesc, Unochapecó, Fiesc, Senai, Senac, Católica de Santa Catarina e Unoesc.

 

Serviço:       

O quê: Talks - Economia Circular - um caminho para inovação em sustentabilidade

Quando: Quinta-feira, 9 de maio, a partir das 19h.

Onde: Auditório (bloco A) do Senai - Rua São Paulo, 1147, Victor Konder, Blumenau

Inscrições on-line:www.scmc.com.br

Pensando em sustentabilidade e em um futuro melhor para o nosso planeta, existem pessoas e empresas implementando o conceito de economia circular em suas vidas/negócios. Você sabia que existe um site o qual você pode conhecer ainda mais sobre esse tema? Saiba tudo sobre a economia compartilhada no site Consumo Compartilhado.

Voltar