ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Oportunidades de inovação com sustentabilidade no setor têxtil

Com a sustentabilidade cada vez mais em alta e as pessoas questionando seus hábitos de consumo, a procura por alternativas que tenham menor impacto ambiental no planeta e que sejam preocupadas com questões sociais da produção, só aumenta.

O mercado da moda vem se adaptando e apresentando opções inovadoras que mostram preocupação com o meio ambiente. Algumas marcas já dão exemplos, como a Hering, que lançou recentemente sua primeira linha de jeans que preserva o meio ambiente. A linha Eco Edition apresenta peças feitas com tecido sustentável, onde a fabricação envolve reciclagem e redução de impacto na natureza.



A C&A também lançou sua primeira linha sustentável. São camisetas circulares, ou seja, foram desenhadas para que sejam recicladas ou reutilizadas no futuro. As peças foram confeccionadas de forma social e ambientalmente responsáveis. Todas as etapas do processo produtivo tiveram reúso de água e utilizaram energia renovável.
A coleção, inclusive, foi a primeira de camisetas do mundo a receber a Certificação de nível Gold da Cradle to Cradle.



O mais legal disso tudo, é que não param de surgir cursos e iniciativas que ensinam formas de transformar o processo têxtil e tornar a moda mais consciente. De acordo com o Fashion Revolution, movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, 80% do impacto de um produto pode ser reduzido na etapa de desenvolvimento de seu design. Ou seja, é necessário que institutos que ensinam moda abordem a sustentabilidade desde alguns de seus primeiros processos.

O Senac Moda Informação, evento que reúne talks e eventos sobre moda, negócios e tendências, apresenta na edição deste mês uma novidade que vem agregar mais informação ao setor, o workshop SMI+: Laboratório Colaborativo de Design de Superfície Têxtil, que tem a sustentabilidade como base de abordagem. Mostrar novas possibilidades de construções têxteis, usando tecnologias disponíveis e recursos naturais. A ideia é promover a produção conjunta de uma superfície têxtil a partir de premissas sustentáveis.

Se você se interessou e tem a oportunidade de participar, o evento acontece dia 26 de agosto, em São Paulo. Para mais informações e inscrições, acesse:  www.senacmoda.info.

 

As preocupações com o meio ambiente estão cada vez maiores. E a indústria têxtil está fazendo sua parte. O número de palestras envolvendo moda e o meio ambiente estão cada vez mais recorrentes. Quer saber mais sobre sustentabilidade e meio ambiente? Acesse o portal Consumo Compartilhado e confira artigos sobre a economia criativa, sustentabilidade e mais.

Voltar