ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Tendências no varejo de moda para 2018

O varejo de moda é um dos setores mais inovadores no mundo, e optar por participar ou não das novidades do mercado influencia na competitividade do negócio. Acompanhar as tendências e a aplicação nos produtos e serviços permite compreender se é aderente ao DNA da empresa e ao público-alvo atendido. 

Tendências 2018

- Fabricação sob Demanda
- Pagamentos Invisíveis
- Varejo híbrido
- Canais alinhados
- No friction
- Vídeos

Empresas inovadoras

A aplicação de tendências no negócio anda de mãos dadas com a inovação, portanto, para aproveitar as oportunidades do mercado, é necessário se abrir ao novo e testar. A Endeavor Brasil levantou as principais características de empresas inovadoras, confira:

- Contratar pessoas talentosas com novas ideias para o empreendimento.
- Escutar o cliente e os feedbacks oferecidos para produtos e serviços.
- Tolerância e análise do erro, permitindo observar o que foi feito de bom na experiência e o que pode ser melhorado.
- Executar mais do que falar. É comum encontrar em empresas muitas sugestões para inovar, mas pouca ação em cima do proposto.

Fabricação sob demanda

A fabricação sob demanda permite aos varejistas produzir roupas logo após a compra online ou presencial do modelo, dessa forma, a produção que respeitava uma periodicidade programada e rígida pode ser feita quando solicitada e em menor tempo. A tendência é influenciada por vários aspectos sociais no setor da moda, como: desejo de exclusividade, sustentabilidade e excesso de estoque.

Exclusividade


Os consumidores têm o desejo de obter produtos e serviços exclusivos, para representar a sua diferenciação na sociedade. Sendo assim, procuram marcas e empresas que possam atender a seus anseios, com roupas personalizadas.

Na fabricação sob demanda, o cliente influencia o design do produto na escolha do tecido, cores, botões, estampas, aviamentos, bordados etc. É importante que a marca decida qual será o nível de envolvimento e estabeleça um processo no momento da escolha, a fim de possibilitar o planejamento de investimentos e custos no negócio.

Sustentabilidade

A fabricação sob demanda possui um viés sustentável por reduzir desperdício no processo de produção, por exemplo, de materiais e energia. Isso ocorre porque em vez de entregar ao varejo uma coleção com peças iguais, que não serão retiradas da loja em sua totalidade, a loja obtém apenas o que já foi vendido, a fim de evitar a retenção de material.

Excesso de estoque

Dentre os principais motivadores de estoque, estão: diminuição da demanda, falta de compreensão sobre o perfil do cliente, baixa periodicidade na análise de consumo da loja e compra de produtos em períodos errados. Quando o empresário opta por fabricar sob demanda, ele acaba por evitar a maioria dos problemas encontrados no planejamento de estoque.

Tecnologia

Pensar na fabricação sob demanda para muitos empresários ainda é uma ideia abstrata, porque é comum observar que, dentre as tecnologias inseridas na tendência, estão a impressão 3-D, a digitalização 3-D e o tricô 3-D, distante da realidade da maioria dos pequenos negócios. Porém é possível iniciar com a personalização nas peças com as máquinas que já possui, ao fazer testes e observar a reação do cliente.

Exemplos de mercado

eShakti: um e-commerce de personalização de roupas, criada em 2001, que permite às clientes escolherem modelos de vestidos oferecidos no site e alterar o decote, mangas, comprimento, tecido e cor. A marca promete entregar o modelo customizado no período de 12 a 18 dias após o pagamento.

SUNfeet: desenvolve palmilhas personalizadas que auxiliam na obtenção de conforto e saúde do cliente. Para obter o produto, basta possuir um smartphone e baixar o aplicativo da empresa, que criará uma versão 3-D dos pés para a impressão das palmilhas, conforme especificações do cliente.

Fique atento: A Amazon é uma das principais concorrências mundiais no setor de varejo, porque alcança diversos públicos e possui poucas barreiras culturais e geográficas. Inclusive, a Amazon iniciou vendas diretamente no Brasil e, para os empresários locais não perderem competitividade, é importante acompanhar as movimentações de mercado promovidas pela empresa. A aposta é está na personalização de demandas e já possui uma patente registrada para fabricar roupas personalizadas, que contém escâneres corporais e máquinas de tricô 3-D.

Pagamentos invisíveis

A experiência que os consumidores têm em todo o processo que envolve a compra de um produto ou serviço é determinante na continuidade do relacionamento com a marca. Portanto, o pagamento faz parte de mais um passo para fortalecer essa relação, e torná-lo invisível auxilia a fidelizar o cliente de forma mais ágil, permite retirar a preocupação e o estresse, que muitas vezes são gerados nesta etapa, além de possibilitar que o cliente foque sua experiência em pontos fortes da marca, como design, ambiente, atendimento etc.

Para compreender a ideia do pagamento invisível, imagine uma pessoa ao entrar em uma loja física de roupas, o cliente seleciona e prova as roupas que têm interesse e sai da loja com as peças escolhidas. Todo esse processo ocorre sem a interação com vendedores ou caixas, apenas utilizando um aplicativo no smartphone, que identifica o código das roupas, os valores e a forma de pagamento (débito, crédito, parcelado) a ser realizada.

A tecnologia do pagamento invisível já faz parte do dia a dia do consumidor, quando opta por utilizar serviços de assinatura, de transporte (Uber), streaming de músicas (Spotfy), em que o pagamento ocorre quase de forma imperceptível.

Varejo híbrido

O conceito do varejo híbrido é oferecer em um mesmo local ou ambiente produtos de segmentos diferentes, mas que atendam ao mesmo público-alvo. Esse formato de negócio permite aumentar o ticket médio do cliente e possibilitar que ele encontre em um único lugar variados produtos, como camisas, relógios, tênis etc.

Collabs

O termo collabs significa a união de marcas em uma única loja, dessa forma, uma loja que vende vestidos pode se unir no mesmo espaço com uma marca que vende calçados, permitindo que a colaboração entre as empresas contribua para que ambas faturem, sem a necessidade de se especializarem em itens que não dominam.

O empresário que desejar entrar na tendência do varejo híbrido deve ter em mente que a primeira ação é compreender o perfil do seu público-alvo e analisar as informações fornecidas no cadastro da empresa e no comportamento de compra. Por exemplo: idade, gênero, horários de consumo, ticket médio etc. Além disso, é importante conversar com o cliente ou realizar uma pesquisa para entender quais produtos complementares seriam de interesse. Caso o público-alvo da loja possua a presença quase massiva de mulheres que são mães, ter produtos infantis pode ser uma aposta.

Vá além: um local de encontro

O varejo híbrido na moda vai além de possuir na mesma loja roupas e calçados, é possível transformar o espaço em um local de encontro para os clientes e ofertar alimentos e bebidas. É interessante utilizar o ambiente para capacitações ligadas à marca, como identificação de tendências, combinação de cartela de cores e consultoria de moda. Quanto mais tempo um cliente visualiza os produtos e se sente bem no local, maior a intenção de retornar e comprar.

Canais alinhados

A expressão “canais alinhados” significa que as marcas devem estar em ambientes offline e online e atender o consumidor que utiliza ambos os canais. Vamos imaginar que um cliente entrou em uma loja física e provou uma peça, mas prefere realizar a compra na loja online da marca, é para esse perfil que você deve estar preparado para atender.

Fique atento: O alinhamento dos canais é importante para evitar a concorrência entre eles. Na visão do cliente, ele prova e compra na mesma marca, ou seja, não existe mais uma divisão no consumo e ele encara o processo de forma natural.

Modelo Ship from Store

O modelo Ship from Store representa uma loja que se transforma em um minicentro de distribuição de produtos, atendendo às compras realizadas em um ambiente online. O objetivo deste ambiente é valorizar o atendimento prestado, além de funcionar também como showroom e ponto de contato com os clientes.

No friction

O pagamento invisível está incorporado na tendência no friction que é caracterizada pela venda sem vendedores ou qualquer tipo de intermediário. Dessa forma, o cliente possui acesso direto aos produtos no local, para construir uma jornada de compra sem ruídos.

Elimine etapas

Muitas vezes não perceptíveis no momento de construir uma estratégia no varejo, algumas atividades são etapas que afastam o cliente, por exemplo, preencher o formulário de cadastro. Eliminar ou tornar esta etapa mais rápida favorece a diminuição do ruído na jornada de compra. É possível utilizar dados que o cliente já disponibiliza em outros locais, como realizar o check in no Facebook quando estiver na loja ou no momento de logar no e-commerce.

Confiança na marca

O processo de informar dados ou aceitar que a empresa tenha acesso às informações pessoais exige que o cliente confie na marca. Portanto, é importante que a empresa sempre esclareça ao consumidor a política de utilização de dados e ofereça ao cliente o poder de decisão, sobre ser ou não impactado com publicidade posteriormente.

A tendência que respeita o perfil do negócio

É possível que você atenda no mesmo negócio a clientes que gostariam de obter a experiência no friction e clientes que gostariam de consultoria e explicação sobre determinado produto. Sendo assim, é importante que o empresário compreenda também qual o perfil do seu negócio e qual mensagem quer passar aos consumidores. A marca pode atender aos dois clientes de forma específica, sem necessariamente abrir mão de uma ou outra estratégia.

Gostou das dicas?
Confira essas e muitas outras no Sistema de Inteligência Setorial – SIS do SEBRAE.

Voltar