ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Yarn Bombing Day: Artistas brasileiras fazem intervenção têxtil na Itália

Artistas têxteis do mundo todo se reunirão para promover uma mega intervenção urbana com malhas de tricô e crochê pelas ruas de Trivento, na Itália. Realizado nos dias 9 e 10 de agosto, o Yarn Bombing Day pretende promover esse tipo de trabalho artesanal, o turismo local e a caridade, uma vez que o evento é sem fins lucrativos e não haverá nenhum custo aos artistas para participarem da exposição. Os coletivos Meiofio e Tecelãs, ambos de São Paulo, confeccionaram peças exclusivas.

O Yarn Bombing Day é uma intervenção artística urbana, que consiste em usar fios e também as técnicas de crochê e tricô para preencher e ressignificar espaços, como grades, postes, pontes, árvores, entre outros. Um dos produtos mais usados para este tipo de trabalho é o Mollet da Círculo S/A, um fio especial feito de acrílico, que resiste aos fatores ambientais, indicado para seguir a proposta de ser um enfeite permanente, e que foi a escolha dos dois coletivos.

Para as ruas de Trivento, o coletivo Meiofio reproduziu a padronagem da calçada de São Paulo. “Vamos levar um pedacinho da nossa cidade para a Itália. É um projeto bem grande, com 15 metros de largura por 1,2 metro de comprimento e contou com a colaboração de muitas mãos”, comenta Nara Rossetto, uma das idealizadoras do Meiofio. Mais de 20 pessoas colaboraram com a confecção da malha em crochê ao longo de cinco meses. O trabalho contou com cerca de 200 novelos. 

Já o coletivo TeceLãs optou pela criação de um painel de 2,5 metros de largura por 2,5 metros de comprimento, representando a flora brasileira. “Foi um trabalho complementar, que contou com uma contribuição livre das cinco integrantes do nosso coletivo. Cada uma fez uma parte e no fim nos reunimos para concluir todo o painel. Usamos tricô, tricotin e crochê, em 12 cores dos fios Mollet e Pompom Fofo da Círculo S/A”, pontua Lu Gastal, uma das integrantes do TeceLãs. Foram usados o equivalente a 6 quilos de fios neste painel.

Os trabalhos de todos os artistas participantes devem começar a ser instalados e expostos a partir do dia 9 de agosto pelas ruas de Trivento, prometendo dar um charme a mais para a cidade italiana.

Sobre o coletivo Meiofio

Grupo multidisciplinar de intervenção urbana que trabalha para acolher pessoas, preencher espaços e trazer novas ideias. Através de fios imaginários e reais, conectam presente, passado, pessoas e memórias. Buscam o valor de elementos ignorados e esquecidos da cidade com o objetivo de construir um futuro viável, acolhedor e convidativo.

Sobre o coletivo TeceLãs

O Coletivo TeceLãs surgiu do encontro de cinco amigas crocheteiras e que descobriram através dele uma forma divertida de espalhar crochê por São Paulo e assim colorir a cidade. São três frentes: o Yarn Bombing, com o objetivo de colorir a cidade com intervenções de crochê e com isso aproximar as pessoas do trabalho manual; o solidário, promovendo ações e apoiando projetos sociais ligados ao crochê; e o comercial, com a decoração personalizada para espaços comerciais através de um contrato. O propósito do coletivo é mostrar que o crochê é acessível à todos e qualquer ideia ou projeto pode ser feito usando apenas uma agulha, fio e criatividade.

Voltar