ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Moda: estudo das gerações auxilia pequenos negócios a entender melhor o público-alvo

Qual a relação entre as diferentes gerações e a moda? O perfil de comportamento, os hábitos sociais e culturais ajudam a definir gostos e padrões de consumo da população - e este entendimento é fundamental na hora de definir para que público será direcionado determinado produto. Dos Baby Boomers (nascidos a partir de meados dos ano 1940) até a Geração Alpha (quem nasceu depois de 2010), o perfil de praticamente todas faixas etárias de consumidores e as dicas para entender cada uma delas são o destaque do boletim "Gerações na Moda", produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae.

Na moda, é possível traçar perfis de consumo e direcionar o desenvolvimento de coleções. As diferentes épocas vividas por cada uma delas, caracteriza a essência do seu comportamento e consumo. Os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) representarão cerca de 20% da população em 2030 e costumam ser mais racionais e conservadores que as gerações que a seguiram. Como os consumidores da Geração X (1964-1980), que cresceram em uma época em que a TV era a principal fonte ditadora de tendências de moda. Por este grupo de consumidores passaram várias tendências (punk, new wave, grunge, metal entre outros) que são saudosistas com os "velhos tempos".

Geração Y (nascidos entre 1981 e 2000), por sua vez, é extremamente conectada: valorizam muito marcas que trocam experiências com os clientes, aquelas que criam vínculo. Já a Geração Z, dos jovens nascidos entre 2001 e 2010, é formada pelos chamados nativos digitais, que cresceram utilizando os smartphones e são afeitos à tendência da moda sem gênero - uma forte tendência para os próximos anos? Por fim as crianças e bebês da Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) são mais comunicativas, interativas e estão amplamente inteiradas com as possibilidades que o mundo digital oferece. Com amplo e fácil acesso às informações, serão clientes de tecnologia em peças de roupa e grandes compradores de experiências (nanotecnologia, por exemplo).

Antes de investir em ações para atrair ou fidelizar clientes é importante conhecer bem seu público-alvo. E isso implica em saber de qual geração ele faz parte, afinal, conhecendo essas características e particularidades é possível ser mais assertivo na conquista. E para conquistar novos clientes, fique atento a algumas tendências que são aliadas dos consumidores mais conectados e que buscam muito além de uma marca descolada e de qualidade:

  • Em lojas físicas, o marketing sensorial é uma boa opção. Utilize um aroma suave e tenha uma playlist própria da loja. 

 

  • Atendimento de qualidade é a chave, para negócios on-line e off-line. Treine seus colaboradores para que o serviço seja de excelência.

 

  • Estabeleça parcerias com outras lojas e até mesmo com estilistas locais.

 

  • Participe, apoie ou faça eventos para divulgar ainda mais sua loja. Com a geração Y, investir em personalidades digitais também é uma boa opção.

 

  • Seja proativo: sugira looks, combine acessórios e inspire o cliente a compor um visual com as diferentes opções da sua loja.

 

Voltar