ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Vicunha aponta tendências para o Verão 2017

Líder mundial na produção de índigos e brins, a Vicunha Têxtil apresenta as quatro principais tendências apontadas para o Verão 17.  Roots Recap, Nostalgic Remake, Notox e Free Radicals são inspiradas em dois universos: o “Vintage” e o “Agora”. O primeiro deles prevê uma onda de nostalgia, que leva a uma recapitulação da história e resgata valores perdidos no decorrer do tempo. Já o segundo promove uma reflexão inteligente, que eleva a consciência para o modo como vivemos e inspira o surgimento de comportamentos com caráter ativista que visam um futuro melhor.

Essas referências trazem um panorama de influências que dão novas abordagens para a moda, e o jeanswear acompanha as transformações com uma reinvenção criativa e ousada. Confira abaixo as tendências apontadas pela Vicunha para o Verão 17:

Roots Recap

Tendência de Moda Verão 2017 - Roots Recap - Vicunha Têxtil 
Inspiração na cultura africana com materiais artesanais.

A conscientização da cultura negra para o mundo é uma vertente que está cada dia mais em evidência. O estilo de vida e as tradições do continente africano tendem a influenciar, hoje, a moda global por meio de uma perspectiva local desmistificada.

Shapes
As referências para o design passeiam por estilos desde o folk, que utilizam formas fluídas e desconstruídas, elaboradas com interferências que fazem alusão a estilos que vão desde o étnico e artesanal até o militar, explorando a alfaiataria com modelos estruturados e influência workwear.

Tecidos
Os tecidos trabalham com materiais sofisticados e que valorizam o aspecto natural, com bases rústicas e texturizadas que se combinam às maleáveis e flats, oferecendo conforto e expressando o ecletismo desta trend. 

Lavagens
No denim, as superfícies das tonalidades escuras recebem pontos de luz com desgastes localizados como ralados e puídos, transmitindo as marcas do tempo e do movimento. Efeitos como delavê e stone wash levam um toque envelhecido com tingimentos terrosos e respingos de cor. Técnicas da tradição têxtil africana, como adire e batik, fazem alusão aos elementos étnicos, trazendo lavagens manchadas com formas orgânicas e artesanais. 
No brim, as cores vão das claras e lavadas às intensas e escuras, em tons como o verde, oliva, vegetal e militar, trazendo um ar fresco e tropical às criações. Tons quentes como camel, ocre e laranja dão um clima energizante à cartela, que é finalizada com um toque moderno e contemporâneo em azul elétrico.


Nostalgic Remake

Tendência de Moda Verão 2017 - Nostalgic Remake - Vicunha Têxtil

Momentos de simplicidade são valorizados nesta tendência com pegada vintage.

A valorização das raízes familiares, da memória da juventude e das coisas simples da vida traz sensação de conforto e acolhimento, tornando-se inspiração para novas criações, com toques de nostalgia e releituras contemporâneas do passado. Para esta trend, elementos de decoração customizados de forma criativa conferem uma atualização especial ao estilo vintage. O romantismo e a delicadeza inspiram o design que resgata referências dos anos 50 e 70.

Shapes
A calça flare de cintura alta, clássico shape dos anos 70, é atualizada pelo comprimento cropped.  Modelagens clássicas do jeanswear, como camisas e shorts, recebem um ar setentinha e retrô e são trabalhados em dimensões sutilmente ajustadas e curtas. A jaqueta bomber e a calça de alfaiataria ganham uma atmosfera old school e divertida com elementos decorativos que podem ser trabalhados em estampas, bordados e diferentes aplicações.

Tecidos
Os tecidos são variados, dos rígidos com superfícies tácteis, aos leves e amplos, que recebem interpretações no estilo vintage. Com pesos intermediários e toques incrivelmente macios, os artigos acolhem o corpo. 

Lavagens
Para criar marcas do tempo, efeitos são trabalhados no denim de maneira sutil, com azuis delicados e lavados, desgastes de puídos e rebolos localizados. Acabamentos em laser e estamparia são aplicados delicadamente e complementados com bordados e frases, criando um efeito divertido e nostálgico. 
Para o brim, padronagens com estilo kitsch inspiradas na natureza, como flores e frutas, estampam looks formais e comportados da cabeça aos pés, transmitindo um toque moderno e bem humorado. As cores passeiam por nuances que remetem ao estilo retrô de beges inspirados em tingimentos de chá e café até tonalidades como damasco, orquídea e lavanda.

Notox 

Tendência de Moda Verão 2017 - Notox - Vicunha Têxtil
Em tempos de excesso, minimalismo ganha destaque.

Em um mundo de excessos, o luxo assume um novo conceito. Desvinculado da ostentação, ganha uma leitura precisa, silenciosa e minimalista em que o tempo, a exclusividade e a qualidade são cada vez mais importantes.

Shape
O design brinca com extremos, passeando pelo sportswear e pela alfaiataria, que são fortes inspirações para criações confortáveis e despojadas, com dimensões amplas e fluídas. Plissados e amassados enaltecem ainda mais o estilo luxuoso desta tendência. 

Tecidos
A estética pensa na qualidade e na democracia de estilos, usando o minimalismo moderno com tecidos refinados e nobres. Pesos leves, visuais brilhantes e toques suaves e macios são as principais características. Artigos ultramaleáveis e inovadores formam visuais elegantes, somando características como funcionalidade, composição e estruturas diferenciadas e texturas delicadas.

Lavagens
No denim, os azuis vão de intensos até tonalidades mais claras, sólidas ou levemente manchadas. No brim, a cartela de cores abusa do branco, com tonalidades claras e limpas, peroladas e cremosas com destaque para o off white, compondo um visual puro e fresh. As lavagens são discretas com nuances em pasteis e efeitos diluídos. O trabalho de superfície carrega um olhar sensorial, como o crinkled effect, que proporciona texturas sutis e delicadas.  

Free Radicals

Tendência de Moda Verão 2017 - Free Radicals - Vicunha Têxtil
Energia dos jovens dos anos 80 e 90 volta a cena.

O ponto de partida desta tendência traz uma atmosfera contestadora e dinâmica, mesclando referências antigas e modernas com a energia jovem e a influência dos grandes centros urbanos. A transição tecnológica sofrida pelos jovens dos anos 80 e 90 vem como forte referência visual, fundindo a antiga vida offline com o novo online. O lifestyle dinâmico se apropria do cenário noturno, inspirando a moda activewear. Criações utilizam tecidos funcionais que ganham texturas e grafismos inspirados em elementos urbanos.

Shapes
Volumes amplos variam entre shapes estruturados e soltos, em criações casuais cheias de personalidade.

Tecidos
O denim de alto desempenho com apelo streetwear entra em cena e é o elemento principal desta trend. Construções diferenciadas apresentam a multidirecionalidade do stretch, proporcionando maior elasticidade. Os looks utilizam tecidos com maleabilidade e visual sofisticado.

Lavagens
Formas geométricas são elaboradas por efeitos de colagem e pela união de tecidos diferentes. Carimbos, tipografias e logos reaparecem com forte influência.  Os denins são trabalhados com tonalidades intensas e profundas - como blacks e azuis - e lavagens texturizadas.

No brim, o clássico preto-e-branco remete ao universo esportivo.  A combinação recebe uma injeção de energia através de cores eletrizantes, como o provocante vermelho ferrari e os azuis elétrico e royal. Intervenções coloridas aparecem em tons sólidos com traços de grafite, que se inspiram na arte e nos esportes urbanos.

Fonte: CDI Comunicação Corporativa - Assessoria de Imprensa | Fotos: Divulgação

Voltar