ANUNCIE NO GUIA TÊXTIL
Mais de 30 mil empresas já estão
no Guia Têxtil, e a sua?

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA TÊXTIL
ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Digite seu nome Digite seu telefone Digite sua cidade

Seu email foi enviado com sucesso!

Denim Meeting 2019: evento movimentou o mercado azul

A quarta edição do Denim Meeting, realizada nos dias 26 e 27 de março na capital paulista, foi marcada por grandes atrações como ampla grade de palestras, workshops, novos espaços e a participação especial do visionário do denim François Girbaud, estilista francês que esteve no país exclusivamente para participar do Denim Meeting.

Com o tema “MÃOS NA MASSA, potencializando a indústria denim nacional”, o Denim Meeting recebeu mais de 1.000 pessoas, que puderam conferir o que há de mais novo e moderno no mercado jeanswear. A Ilha do Denim, por exemplo, reuniu os patrocinadores Capricórnio Têxtil, Dinâmica, Focus Têxtil, Haco, Hi Tech, Lycra®, Punch Master, Santana Textiles, Santanense, Silmaq e Tecnoblu, que apresentaram suas inovações e lançamentos de produtos ao público do evento.

Para Iolanda Wutzl, Diretora Executiva de Comunicação da Style WF, empresa responsável pela idealização, promoção e organização do evento, “o Denim Meeting  2019 superou nossas expectativas, ouvimos ao final do evento depoimentos espontâneos incríveis de conceituados players do setor. Alguns contatos que aconteceram durante o evento já se reverteram em negócios e acreditamos que nos próximos meses surgirão grandes parcerias geradas no Denim Meeting. Maior que a satisfação pessoal é ver a satisfação estampada no rosto dos profissionais que participaram desta edição, que foi inovadora; isso sim é uma realização, ver que nossa missão está se cumprindo ”.

A próxima edição do Denim Meeting será realizada no dia 24.04 (quarta-feira), na Univali -Universidade do Vale do Itajaí, em Balneário Camboriú (SC).

 François Girbau

 O estilista francês François Girbaud participou pela primeira vez de um evento jeanswear no Brasil. Criador do stone washed - método de beneficiamento responsável pela popularização do uso do jeans lavado - e colaborador no desenvolvimento de metodologias de acabamentos sustentáveis, como laser e ozônio, Girbaud influenciou drasticamente a história do denim. O acabamento stone washed agregou o setor de lavanderias à indústria denim e a utilização de técnicas de acabamento com laser e ozônio contribuiu para a associação do conceito de sustentabilidade à ideia de performance e tecnologia, que atualmente caracteriza e define os caminhos futuros do setor. François Girbaud realizou, no dia 26.03, a palestra “A importância da marca Marithé + François Girbaud para a moda jeanswear atual”, contando a trajetória da icônica marca francesa, fundada em 1969 e ativa e influenciadora até os dias atuais. O estilista participou também, no dia 27.03, do workshop Estrutura do Denim, com Priscila Locatelli, que enfocou como desenvolver produtos jeanswear alinhando propósito e o DNA da marca.  


Espaço Inspira Denim

O Inspira Denim foi uma das novidades desta edição do Denim Meeting SP. Um espaço planejado especialmente para os criadores de moda e amantes do jeanswear, que contou com uma exposição do designer pernambucano Leopoldo Nóbrega – escolhido este ano para ser o artista responsável pelo Galo da Madrugada, uma das maiores alegorias da folia momo; do estilista mineiro Ronaldo Silvestre – que apresentou uma exposição com peças feitas em denim sustentável; do mestre de Shibori Marina Stuginski, que realizou workshops para os visitantes, com a customização de bandanas – o Shibori é uma técnica de tingimento manual japonesa que produz padrões no tecido; e da estilista e jornalista Laura Yamani, que coordenou a customização de 800 bolsas e outras peças em denim durante o evento.  

O espaço contou com o apoio em peças das empresas Britânnia Têxtil, Bonnor, Hacco e Tecnoblu, além da Silmaq que levou para o Inspira Denim duas bordadeiras Tajima SAI.

Segundo o estilista Ronaldo Silvestre, na exposição com peças feitas em denim sustentável “as tecelagens parceiras, Capricórnio Têxtil e Santanense, trabalham o denim como matéria-prima, tanto o natural quanto o colored, e a gente quis trabalhar com o conceito”. O estilista confeccionou as peças dentro do Instituto IT, que no momento qualifica 180 mulheres a aprender o ofício para atender as demandas de outras marcas e empresas. “Trabalhamos pela erradicação da pobreza, o uso dos recursos naturais de maneira correta e, principalmente, o empoderamento de meninas e mulheres dentro da cadeia têxtil”, explica Ronaldo.

Opinião dos expositores

Taissa Cruz, Gerente de Marketing da Capricórnio, analisa: “Gostamos da ideia de um evento direcionado,  como é o Denim Meeting. A ação colabora para que as empresas tenham visibilidade e possam se relacionar com a cadeia do denim, o que pode gerar novos negócios. A maioria dos visitantes foi de fora de SP e percebemos também maior participação dos magazines. O Denim Meeting une a cadeia e isso é muito importante, tanto para os clientes - que num mesmo ambiente encontram as informações que precisam -, quanto para os fornecedores, que podem trocar experiências sobre os negócios.

Luiz Eduardo Borin, diretor da Dinâmica Lavanderia, afirma: “O Denim Meeting foi um evento muito interessante para realizar network, entendermos e trocarmos informações com outras empresas do setor”.

Mariana Goulart, gerente de comunicação da Focus Têxtil, avalia: “O evento atendeu plenamente  as nossas expectativas.  Realizamos bons contatos e tivemos uma visitação qualificada, o público é bem direcionado. O  Denim Meeting é um evento qualificado, une os players do mercado e apresenta diversas tendências atualizadas no setor”.

Marcelo Paulinio, gestor comercial e administrativo da Haco“Este ano o evento superou nossas expectativas, em relação ao ano passado. Estamos bastante motivados, pois tivemos uma visitação muito qualificada, passaram pelo evento pessoas importantes do mercado, como empresários, estilistas e os decisores de compra. O Denim Meeting é um evento fundamental, vem para consolidar o setor azul, é um evento de inovação, novidades e troca de experiências”

Luís Flávio, gerente comercial da Hi Tech destaca que “o Denim Meeting superou as expectativas da Hi Tech pela quantidade de visitantes e profissionais que recebemos, somos parceiros desde a primeira edição. Fizemos novos contatos e, com isso, com certeza, abriremos novos clientes”.

Leandro Schefler, diretor comercial da Punch Master, “o público do Denim Meeting foi ótimo, o mercado da Punch Master é voltado para o jeanswear, vendemos solução e identidade de marca e aqui é o lugar para nossa empresa

estar. Recebemos clientes ativos e clientes de novos mercados. Passaram em nosso stand públicos do interior de SP, Goiânia, Santa Catarina e Pernambuco”. 

Antônio Manzarra, diretor comercial da Santana Textiles sobre o Denim Meeting: “O evento superou totalmente nossas expectativas, notamos  que,  nesta edição, a quantidade de clientes quase triplicou! A  Santana Textiles participará de todas as edições nacionais do Denim Meeting, exatamente porque sabemos o quanto é importante levar  para o setor  informações  técnicas e de sustentabilidade, e é justamente esta a proposta do Denim Meeting: gerar negócios,  unir e informar o setor”.

Eleonora França, gerente de marketing e produto da Santanense afirma: “O Denim Meeting atendeu as expectativas da empresa; foi um  evento profissional  e organizado com  evolução e aprimoramento. Nossa visitação foi bem pulverizada, recebemos clientes do Brasil inteiro e percebemos como o Denim Meeting movimenta o setor como um todo”

Andréa Benvenutto, analista de produção e marketing da Silmaq: “O Denim Meeting foi uma surpresa para a Silmaq, um evento extremante positivo para a empresa. Fizemos sucesso com os visitantes que bordaram peças em denim na máquina bordadeira semi-industrial Tajima SI. Recebemos novos clientes e estreitamos a relação com os que já temos e vieram para  prestigiar a Silmaq no Denim Meeting“. 

Leonardo Cruz, coordenador de desenvolvimento de produto da Tecnoblu, afirma: “O Denim Meeting superou as expectativas da Tecnoblu, tivemos uma ótima movimentação, principalmente no dia 26; a presença do François Girbaud foi bem marcante para o evento. Recebemos clientes que já atendemos e prospectamos novos contatos, uma visitação bem qualificada. A importância do Denim Meeting para o setor é o fortalecimento e a união da cadeia”.

“Nosso objetivo é aprimorar o evento a cada edição, juntamente com nossos patrocinadores  e parceiros, sempre com foco no fortalecimento da indústria têxtil do denim”,  define Marlene Fernandes, CEO da Style WF.
 

Denim Store

Outra novidade do evento foi a Denim Store, um grande sucesso que será levado pelo Denim Meeting para todos os polos do país. Na edição São Paulo, a Denim Store apoiou a ONG Recicla Jeans, que comercializou roupas, objetos de decoração e acessórios em denim com as vendas totalmente revertidas para a ONG. O espaço ofereceu também peças de mais três designers parceiros que trabalham com bijuterias feitas com upcycling de retalhos de jeans e roupinhas para pets.

 

Sobre o Denim Meeting

O Denim Meeting é realizado e promovido pela Style WF, detentora do portal Guia Jeanswear – lançado em 2005 -, serviço que se tornou uma porta de entrada para diversos setores que constituem a indústria têxtil do denim. A expertise adquirida através do portal possibilitou a identificação das principais necessidades do segmento, levando à ampliação e ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pela empresa. Todo este processo culminou no lançamento, em abril de 2016, da primeira edição do Denim Meeting, realizada com o objetivo de unir o segmento de denim brasileiro em um Fórum de Ideias e palestras que abordaram temas cruciais para ajudar no direcionamento e no fortalecimento do mercado.

O Denim Meeting SP tem abrangência nacional e marca o início do calendário denim anual, que já tem confirmada a realização das etapas em Balneário de Camboriú (SC), Goiânia (GO), Maringá  (PR), Caruaru  (PE) e Fortaleza (CE). O evento conta com o apoio institucional da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis; BITTENCOURT, inteligência em redes de negócios; LINX, software que move o varejo; Mega Polo Moda;  Sebrae; e Sinditêxtil SP.

 

Style WF

O denim move a Style WF, empresa que já nasceu com os olhos voltados para o universo do  jeans. Há mais de 15 anos no mercado,  é pioneira na prestação de serviços de comunicação, consultoria e pesquisa de moda jeanswear. Dirigida pelas empresárias Iolanda Wutzl e Marlene Fernandes,  a equipe profissional da Style WF e seus parceiros trabalham posicionados à frente do seu tempo, direcionando e informando empresas que seguem  o mesmo propósito. 

Voltar